Sonambulismo

 


Em geral, o sonambulismo passa com a idade e não tem significado ao nível da saúde. Uma boa higiene do sono pode ajudar a reduzir os episódios.

É mais comum na idade pré-escolar e diminui gradualmente de frequência ao longo da primeira década de vida. Aparentemente não existe maior predisposição de rapazes ou raparigas para estas ocorrências. No entanto, há estudos que revelam que há influência genética, pelo que, no caso de haver um dos pais que teve sonambulismo na infância, é provável que algum dos filhos também tenha.

Não há necessidade de tratamento farmacológico, mas, se os episódios forem regulares (por exemplo, uma ou duas vezes por mês) deve pedir uma avaliação ao pediatra.

Dicas para um sono tranquilo:

Apesar de não ser prejudicial para a saúde, o sonambulismo pode ser incómodo e predispor a criança a acidentes, e todo o cuidado é pouco, por isso é aconselhável trancar portas e janelas e guardar objetos que possam magoá-la.

Uma boa higiene do sono diminui o risco de ocorrerem novos episódios. Assim, é importante:

  1. Estabelecer uma rotina para a hora de deitar e de levantar, incluindo ao fim de semana.

  2. Fazer refeições leves antes de se deitar.

  3. Assegurar-se de que o ambiente no quarto é propício ao sono, sem ruído, nem luz, e com a  temperatura amena. Usar apenas uma luz de presença, caso a criança tenha medo do escuro.

  4. Relaxar antes de dormir, tomar um banho, fazer uma massagem ou ler uma história, pode ajudar.

  5. Incentivar as crianças a praticarem exercício físico todos os dias.


Comentários

Mensagens populares