Amamentação
O leite materno é o melhor e mais completo alimento que podemos dar a um bebé, pois previne infeções, obesidade e diabetes. Além disso, está sempre pronto e à temperatura ideal, é económico e de fácil digestão.
Para a mãe, a amamentação previne hemorragias no período pós-parto, reduz o risco de osteoporose, cancro da mama e cancro do ovário, ajudando ainda a mãe a recuperar o seu peso habitual.
A quantidade de leite produzida não depende da mãe, ela é regulada pelo bebé segundo alguns fatores: intervalo entre as mamadas, volume de leite ingerido de cada vez e se obtém leite de uma só mama ou das duas.
A composição do leite materno altera-se ao longo do tempo, do dia, e da mamada. Varia de acordo com as necessidades do bebé e adapta-se ao seu ritmo de crescimento. Durante a alimentação exclusiva com leite materno o bebé não necessita de ingerir água ou outros suplementos.
Colostro: Tem cor amarelada e/ou transparente e é produzido em pequena quantidades até ao 2º a 3º dias após o parto. É pobre em gorduras e lactose, mas muito rico em proteínas e anticorpos que vão proteger o bebé contra infeções. Tem efeito laxante e promove a maturação do intestino.
Leite de transição: Tem uma cor mais parecida com a do leite. Tem maior concentração de gorduras, vitaminas e lactose (maior aporte energético). Entre o 2º e o 3º dia, as mamas ficam mais tensas e poderá surgir um pico febril – isto deve-se ao aumento do volume de leite produzido (descida do leite).
Leite maduro: Surge a partir do 15º dia até ao desmame. Durante a amamentação inicialmente o leite é mais líquido e açucarado (rico em água e hidratos de carbono) e vai se tornando cada vez mais espesso e rico em lípidos (gorduras).
É importante assegurar que o bebé faz uma boa pega pois, de outra forma, pode não conseguir ingerir a quantidade de leite suficiente durante a amamentação, podendo esta ser dolorosa e os seus mamilos ficar magoados e/ou gretados.
Enquanto estiver a amamentar, a mãe deve procurar manter um estilo de vida saudável e ingerir muitos líquidos. Deve evitar bebidas estimulantes como chá preto e café ou bebidas alcoólicas, fumar ou tomar medicamentos sem receita médica.


Comentários
Enviar um comentário