A depressão infantil

 


A depressão é um transtorno emocional e psicológico associado a um estado prolongado de grande tristeza.

Sintomas da depressão infantil:

Os sintomas são vários e diferem das dos adultos. Podem manifestar-se de forma emocional, física, comportamental e até mesmo cognitiva, pelo que, podem ser difíceis de identificar.

Ensinar a criança desde cedo a comunicar as suas emoções sem medos é o primeiro passo para garantirmos que vamos perceber se algo se passar com ela.

Causas da depressão infantil

As causas da depressão infantil podem ser diversas. No entanto, é absolutamente imperativo lembrar que a culpa não é da criança, e é muito importante evitar que ela se sinta culpada.

Situações como mudanças, morte ou afastamento de pessoas próximas podem desencadear sintomas depressivos nos mais novos, que podem ser mais ou menos transitórios. A evolução é variável. 

O que fazer para combater a depressão infantil?

Só com a ajuda de um psicólogo especializado, poderá fazer um correto diagnóstico diferencial e delinear o plano de intervenção mais adequado para a criança. Para além disso, existem várias formas de ajudar as crianças com depressão, desde o modo como agimos em casa ao conhecimento que temos sobre este transtorno.

Comentários

Mensagens populares