Alimentação antes, durante e após a gravidez



Cada vez mais sabemos que o comportamento alimentar da mulher antes de engravidar pode influenciar o potencial de saúde da criança, especialmente no que diz respeito à predisposição para obesidade ou doenças metabólicas no futuro.
É muito importante que a mulher tenha um peso adequado na altura da conceção, aliado a hábitos alimentares e de vida saudáveis.
Durante a gravidez a alimentação deverá ser igualmente cuidada, ter em conta as diversas fases de desenvolvimento do feto e não descurar das necessidades específicas de alguns micronutrientes.
O leite materno, na maioria dos casos, é o único alimento nos primeiros meses do bebé, portanto, o que a mãe come influenciará a qualidade do leite. Tendo o leite uma função protetora, ajudará no funcionamento intestinal, pois é o veículo de substâncias que estimulam o sistema imunitário e uma boa fonte de probióticos.
É aconselhável que a mãe procure variar a sua alimentação e introduzir novos sabores, para que no futuro o bebé, através do leite, já os conheça e não os estranhe.
Também na fase da amamentação, a mulher deverá continuar a fazer escolhas conscientes na sua alimentação, tendo em conta as necessidades do bebé e, muito importante, manter hábitos de vida saudáveis, evitando substâncias prejudiciais ao desenvolvimento normal do bebé, como por exemplo, álcool e tabaco.


Comentários

Mensagens populares