A crosta láctea, como aliviar?


Tem notado formação de uma crosta ou descamação na cabeça de seu bebé (ou em alguma outra parte do corpo)? Essa condição é conhecida como dermatite seborreica do bebé ou crosta láctea. É bastante comum e, apesar de não ter uma aparência muito boa, não causa mal nenhum ao seu bebé e, na maioria das vezes, desaparece passado alguns meses.
Infelizmente, não há uma cura rápida para a crosta láctea, mas existem algumas coisas que se podem fazer para tentar aliviar a pele de seu bebé.

O que é crosta láctea?
 A crosta láctea consiste da formação de uma crosta ou descamação que aparece no couro cabeludo do bebé recém-nascido. Ela pode ser acompanhada de vermelhidão leve ou irritação na pele da cabeça. A crosta láctea também pode aparecer no rosto, nas orelhas, pálpebras, no nariz ou na região da virilha. A boa notícia é que a condição não é contagiosa, geralmente não é dolorosa e não causa comichão. Além disso, também não deixa marcas.

A crosta láctea é frequentemente confundida com eczema ou caspa, mas o seu médico poderá ajudá-la a confirmar o diagnóstico. Ao contrário do eczema, a crosta láctea normalmente não dá comichão, nem traz desconforto.

Em alguns casos, a crosta láctea pode durar um ano ou mais e talvez possa precisar de um shampoo de tratamento para fazê-la desaparecer.

Causas da crosta láctea
 Não se sabe ao certo o que causa a crosta láctea, mas os especialistas dizem que não é causado pela má-higiene ou alergia a algo que esteja a usar no seu bebé. Um fator pode ser a passagem dos hormônios da gravidez da mãe para o bebé antes do nascimento, fazendo com que a produção de óleo (sebo) seja acentuada nas glândulas sebáceas e folículos, retendo células mortas da pele. Outro fator causador pode ser a malassezia, um fungo que cresce no sebo, junto com bactérias.

É possível tratar a crosta láctea?
Lavar o cabelo do seu bebé com intervalo de alguns dias e com um shampoo suave pode ajudar a prevenir a crosta láctea.

A crosta amarelada ou esbranquiçada não é de fácil remoção, no entanto, existem tratamentos da crosta láctea que talvez possam ajudar:

Pode questionar ao seu médico qual o shampoo mais recomendado para tratar a crosta láctea.
Penteie o cabelo delicadamente e use uma esponja macia para ajudar a remover a descamação. Não esfregue e nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem.
Se as crostas não se soltarem, experimente massajar o local com óleo de origem vegetal (como o de amêndoas, por exemplo) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes. Depois, lave o cabelo do bebé com shampoo.

Quando procurar o seu médico?
Deverá procurar a ajuda do seu médico se os cuidados diários não estiverem a ajudar a diminuir a crosta láctea; ou tenham tendência a piorar o seu aspecto; ou se estiver a espalhar pelo rosto ou corpo do bebé. 
O médico nestes casos poderá prescrever um shampoo, creme, ou tratamento antifúngico. Por vezes, tendemos a usar soluções caseiras ou naturais para esta condição, no entanto, é sempre melhor consultar antes um médico.
A crosta láctea pode parecer um pouco assustadora, mas com o tempo, ela vai desaparecendo.


Comentários

Mensagens populares